Buscar
  • Birô lab

Instagram muda para concorrer com o TIK TOK

A era da foto acabou. Bem-vindo a era dos conteúdos dos vídeos!



“Instagram não é mais um app para compartilhar fotos”. A fala de Adam Mosseri, head do Instagram, tem causado polêmica na internet e indicam muitas mudanças nessa rede social para concorrer com o TIKTOK (e até mesmo com outras plataformas de vídeo como o YouTube).


O investimento do Instagram no formato de conteúdo em vídeo não é de agora. Depois do lançamento da ferramenta IGTV em 2018, o insta apostou na melhoria dos Stories e no mais recente lançamento: o Reels que tem a possibilidade de criação de vídeos curtos e interativos (como no concorrente tik tok que foi o app mais rentável na App Store e Google Play Store em 2020 e continua em 2021).


De acordo Adam, o foco do Instagram agora gira em torno de quatro áreas:

  1. Criadores de conteúdo

  2. Vídeos

  3. Compras

  4. Mensagens


Outro ponto é que, no que se refere a criadores, Mosseri adiantou que o objetivo do Instagram é "deixar o poder cada vez mais nas pessoas” acompanhando é claro, as mudanças dos hábitos de consumo causadas pela pandemia da covid-19 e o "boom" do Marketing Digital já que as pessoas têm passado cada vez mais tempo online.


E mais: segundo o executivo as mudanças não param por aí. A rede social está passando por uma série de testes de refinamento dos algoritmos para entregar conteúdos cada vez mais certeiros aos usuários da plataforma.


Entre as mudanças:


. Novo formato de vídeo mobile em tela cheia, mais imersivo e atraente

. Veremos no feed, conteúdos de pessoas que não seguimos

. O algoritmo tem sido calibrado para tornar os vídeos mais envolventes

. Com base nas marcações, o algoritmo irá entregar conteúdos mais alinhados com o gosto do usuário

De acordo com Adam, pesquisas feitas pela marca indicam que o objetivo principal do usuário hoje é ser entretido. “As pessoas estão buscando entretenimento e temos uma grande competição, e nós precisamos abraçar isso”, afirmou.


E aí? Será que o usuário está pronto para tantas mudanças? Será que a era do compartilhamento de fotos ficou para trás? A forma que postamos e consumimos conteúdos mudou depois do Tik tok? São muitas as questões… Qual sua opinião sobre o assunto?


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo